Decidi começar com um trocadilho que nos colca na pureza da nudez, do prazer do ser. Preconceitos e repressões à parte, a sexualidade em Biodanza remete-nos para uma vivência de prazer alargada: o prazer de viver, respirar, amar, criar, comer e beber, viajar e desfrutar de tudo o que de bom a vida oferece. Numa elaboração mais ampla, o tema ajuda cada um a tomar contacto com questões mais profundas da sexualidade.

Nas Escolas de Biodanza SRT, a sexualidade é um módulo chave. É um dos cinco potenciais estruturantes, importante não só na formação profissional dos facilitadores, mas também na estruturação pessoal e social. Afinal a Escola, prepara-se para novos profissionais de Biodanza, onde os mesmos estarão muito melhor dotados, se antes de profissionais, forem melhores pessoas e melhor integrados na sociedade.

O tema da Sexualidade, em Biodanza, é uma proposta de alteração do estilo de vida, assente no prazer e no erotismo e que recorre às bases do sistema (a vivência) para que cada um possa despertar a fonte do desejo e depois elaborar o que fazer com ela. Isto remete para as etapas, que Rolando Toro definiu como essenciais de integrar, para uma vivência de sexualidade plena, sendo elas:

  • Despertar a fonte do Desejo
  • Expressão do Desejo
  • Realização do Desejo
  • Elaboração do Prazer

“Sexualidade e vida estão indissoluvelmente ligadas. O desejo sexual constitui uma forte motivação para viver. A sexualidade humana adquire expressões emocionais, efetivas e de refinamento de grande importância.

ROLANDO TORO

Rolando, refere-se ao facto de a energia erótica ser uma energia cósmica, geradora de vida. Entretanto na actual cultura os prazeres (erotismo) a que nos podemos permitir, são apenas aqueles que servem a economia: ter uma bela casa, um belo carro, um telemóvel de topo, uma viagem para um resort. Tudo implica a troca de muito dinheiro e o enriquecimento de alguém. Uma triste compensação que origina um esquema perverso que nos afasta daquilo que realmente importa: a simplicidade do prazer, desde o acto de fazer amor, olhar o mar, sentir o sol na pele, passear no campo, conversar com os amigos, conviver com a família.

É por aqui, que vamos andar e danzar, durante o fim-de-semana de 12 e 13 de novembro, vivenciando e experimentando os caminhos do prazer, com o melhor e mais poderoso instrumento que (re)conhecemos: um corpo vivo, pleno de instinto, sensação, emoção, sentimento e pensamento, em profunda interação consigo mesmo, com o outro e com os outros.

Imperdível!

A Vida ao Centro