Aconteceu : Módulo Vitalidade na Escola de Biodanza SRT do Porto

Aconteceu : Módulo Vitalidade na Escola de Biodanza SRT do Porto

Dezembro 13, 2022 Não Por Biodanza Nuno Pinto

Aconteceu nos dias 10 e 11 dezembro 2022, o Módulo de Vitalidade, com a facilitadora didata Raquel Bontempo. Um evento maravilhoso, onde o primeiro destaque vai precisamente para o facto de ter sido o primeiro módulo que esta didata, formada na nossa Escola deu e com o qual iniciou a sua caminhada a este nível. Ver a sua capacidade de explicar de forma clara e objectiva os conteúdos teóricos, assim como a transição directa para os conteúdos práticos foi fantástico. Raquel, estás de parabéns e augura-se um bom futuro.

Um dos grande desafios que um didata encontra ao preparar um módulo de formação, para uma Escola de Biodanza é a quantidade de informação e conhecimento que existe sobre cada um dos temas. Muitos deles dão cursos superiores, como a Biologia, Filosofia, Mitologia, Fisiologia, Psicologia, Movimento Humano e outros, cursos de vida, como Afectividade, Criatividade, Identidade, Sexualidade, Transcendência e a Vitalidade. Assim, requer além dos recursos teóricos básicos do tema, muita arte e objectividade seleccionar o que de mais importante e pertinente podemos aproveitar para depois dar corpo (literalmente) ao saber.

Transformar ideias, ensaios, conceitos, estudos científicos em situações concretas do dia-a-dia e torná-las exequíveis, concretas e objectivas do ponto de vista das escolhas existenciais (Onde viver? Com quem viver? Como viver? O que fazer?)  é algo que só acontece com a metodologia da Biodanza que, não por acaso, chamamos de Ars Magna ou Magnânima Arte de Viver.

Este Módulo de Vitalidade foi desafiante, completamente transformador e com todos os objectivos de ‘tradução’ da teoria, na prática alcançadas. A turma XI (ainda aberta a novas inscrições, até Dezembro 2022), acolheu de forma especial, tendo alguns alunos experimentado pela primeira vez e decidido ficar, o que não deixa de ser a melhor das qualificações.

Por tudo isto, felizes estamos e festas felizes desejamos a todos! Que o ano que vem, seja uma tradução directa dos desejos em realidade.  

Boas Festas, Feliz Ano Novo!

Escola de Biodanza SRT Porto

Uma Escola para a Vida

Nuno Pinto