Aconteceu nos dias 08 e 09 de julho na Escola de Biodanza SRT do Porto, o módulo de ‘Mecanismos de ação’, com Irene Franco e José Neves, directores da Escola de Biodanza SRT do Algarve e didatas reconhecidos em Portugal e no Estrangeiro.

Ministrado ao mais alto nível, este módulo extraordinário, permitiu-nos aprender de forma brilhante, a operar a nossa metodologia de forma alcançar os objetivos a que ela se propõe, e que são a integração da identidade e a promoção de saúde e bem-estar, isto para resumir, resumidamente os seus objectivos, obviamente.

Foi lindo ver acontecer, algo de maravilhoso e que a Biodanza proporciona vezes sem conta: a reabilitação existencial e a renovação orgânica.

Chegámos no sábado e o grupo estava com a energia densa, com um peso estranho, algo que não é nada comum nesta turma.  Era, no entanto, algo muito bom para se perceber como os poderes da Biodanza, os mecanismos de ação funcionam.

Fluido nessa dinâmica, foi possível ver como os didatas convidados, operaram a música, o movimento, a vivência, o grupo, o transe, o contato e a expansão da consciência, para transformar a energia do grupo, que no domingo de manhã, já revelava novamente os seus índices de vitalidade e afectividade, através da alegria e da nutrição afectiva.

Foi uma transformação incrível de assistir, mas também de sentir, dado que mais uma vez, tive oportunidade danzar com o grupo e também eu me renovar e nutrir. Entre 8h de condução, umas quantas de vivência e o meu corpo encontrava o caminho da saúde e do reforço da auto-estima com naturalidade.

É muito bom (Bio)danzar. É bom sentir os efeitos, mas melhor ainda saber porque funciona tão bem a Biodanza, no caminho da saúde, da auto-estima, dos estados alterados de consciência, no vínculo com os demais, enfim, como ela funciona para nos manter vivos, saudáveis e humanos.

Grato a tod@s 🙂

Nuno Pinto

Escola de Biodanza SRT Porto

Uma Escola para a Vida