Aconteceu!!! Inolvidável! Inefável! Único! Irrepetível!!! Eu sei, a conversa é sempre a mesma, mas também o resultado. Se há garantia de algo extraordinário, ou mesmo “ultraordinário” a acontecer, isso sucede com a nossa proposta de Biodanza.

E ao contrário do que possam pensar, estas não são palavras minhas, mas partilhas concretas dos participantes, do último módulo do Projecto de Aprofundamento: Identidade e 4 Elementos.

Poder incorporar, quer dizer fazer corpo, tornar concreto e objectivo, a subjectividade dos 4 Elementos e transformar isso em comportamentos que mudam vidas, é o objetivo, conseguido, desta proposta.

Ser, a conquista do Fogo, a consistência da Terra, a adaptabilidade da Água, a leveza do Ar, ou ainda, respetivamente, o erotismo e a luz, a fertilidade e o repouso, a dissolução e a fluidez, o sonho e a comunicação, são apenas algumas das possibilidades, concretizadas, desta proposta.

Vidas mudam com esta proposta, que nos leva além do inconsciente pessoal e colectivo, aos inconscientes vital e cósmico, à génese dos elementos que constituem a vida na terra. Vão muito para além da nossa dimensão humana, dando corpo à visão integradora da Biodanza do Ser Cósmico. Um homem, uma mulher, integrado(a)s nos princípios masculino e feminino, pois Yang (Fogo e Ar) e Yin (Terra e Água), também são propriedade dos elementos.

E só posso terminar este relato, com um profundo agradecimento à minha amiga, colega e parceira de caminho, Ana Maria Silva, pela cumplicidade ‘cega’, pela confiança absoluta, assim como pelo seu cuidado, em criar as condições perfeitas para este evento, que ocorreu em regime residencial, numa casa com todos os elementos que garantiram a qualidade da vivência e da convivência.

A equipa maravilha (obrigado a tod@s), o grupo maravilha (obrigado a tod@s), a decoração, a partilha da confecção das refeições, o ritmo grupal na utilização dos espaços comuns, a natureza, a piscina, o salão com acesso ao jardim, o cheiro a jasmim, a intensidade e o gozo das danças e tanto, as cantorias, os copos de chá e vinho, as cigarrilhas, as conversas, as gargalhadas, as anedotas e as piadas e tanto, mas tanto mais!

Obrigado por tudo, e tudo…

A Vida ao centro